
Separei 3 dicas para te ajudar a destravar sua escrita e começar redigir um texto acadêmico. Dicas de especialista! Confira a seguir.
O que é um texto acadêmico e quais são as suas características? Por que precisamos redigir um texto acadêmico?
Quem está na faculdade, em algum momento do percurso, será convocado a redigir um trabalho acadêmico. O que muita gente não sabe é que existe inúmeros tipos (gêneros textuais) nesse contexto. Um professor ou professora pode solicitar a turma que redija um artigo acadêmico, uma resenha crítica, um relatório de estágio, um diário de campo, um trabalho de conclusão de curso (TCC), uma dissertação (para quem está no mestrado, esse texto é entregue no final do curso), uma tese (para quem está no doutorado), etc.
Quais são os textos acadêmicos que as faculdades solicitam aos universitários?
A resposta para essa pergunta é: depende. Isso varia de acordo com o curso, instituição, finalidade, semestre.
O que é um texto acadêmico?
Na prática, é uma pesquisa que o estudante deve realizar com fontes confiáveis, além de ter compromisso com informações verídicas e respeito aos pesquisadores que desenvolveram o assunto. É um tipo de pesquisa que é divulgado pelas universidades, faculdades e institutos de pesquisa.
Onde encontro textos acadêmicos?
Existem buscadores na internet que facilita a pesquisa de acordo com a área do saber. Por exemplo, Google Acadêmico é um buscador específico de trabalhos, artigos, dissertações, teses, livros. Existe a PubMed, direcionado aos profissionais da saúde, além de outros buscadores.
Como fazer um texto acadêmico?
É importante considerar o contexto que você está inserido: o curso, semestre, objetivo da pesquisa (o que será feito com a produção textual? Será feito um seminário, mesa redonda? Vai participar de algum congresso?). Veja 3 dicas para te auxiliar a elaborar um texto acadêmico.
1. Procure saber e conhecer o gênero do seu texto acadêmico.
Estude com mais detalhe e profundidade a estrutura do gênero textual. Por exemplo, um artigo acadêmico tem uma estrutura diferente de uma resenha crítica. E onde está essa diferença?
– Artigo científico tem: título, autor, resumo, abstract, introdução, desenvolvimento, desfecho(resultados e discussões), etc
– Resenha crítica é menor em quantidade de palavras, não tem uma sessão específica de resumo, embora ele apareça sutilmente. Tem recomendação ou não sobre o assunto tratado.
2. Considere a formatação.
As vezes a instituição tem um modelo próprio para cada trabalho. É fundamental você conhecer esse modelo para que não corra o risco de ter retrabalho.
– Peça ao seu/sua professor/a um modelo para seguir. Isso pode te ajudar nas suas produções textuais e facilitar na organização do seu tempo.
3. Qual é o objetivo do seu trabalho?
Só esse tópico daria para escrever um artigo. (Comente no final deste artigo, se você quer que eu escreva sobre). Saber qual a finalidade do seu texto pode te salvar da ansiedade e estresse. Ter o objetivo esclarecido adianta no esboço da sua escrita. Sendo assim, antes de escrever ou gastar tempo pensando sobre o assunto, pergunte-se: “Onde meu texto será lido e por quem?”. Essas perguntas te alinham ao objetivo e proporcionam clareza na hora de escrever.
– Saber o objetivo da produção acadêmica vai te dar direcionamento e segurança para redigir seu trabalho. Afinal, não estamos mais naquela época da escola em que escrevíamos um texto que ninguém lia (nem mesmo o professor).
– Pense no seu público, mas não se limite a isso. Saber quem vai ler sua redação auxilia na linguagem da escrita. Textos acadêmicos tendem a ser mais formais e intelectuais. Nada de abreviar palavras, viu?
Se esse texto te ajudou, comente aqui em baixo e compartilhe no grupo do WhatsApp da sua turma.
Revisor, Redator e Professor.
25 de junho de 2025 -
Sensacional Matheus!!
25 de junho de 2025 -
Disponha, Marcela!
25 de junho de 2025 -
Dicas muito valiosas. Obrigado por compartilhar!
25 de junho de 2025 -
Fico feliz que te ajudaram, Lucas!
26 de junho de 2025 -
Essas dicas são muito boas, pois quando chegamos na graduação, a gente aprende no susto, fora o tempo tentando entender como fazer a escrita, acadêmica. Conhecimento é tudo. Parabéns pelo trabalho Mathues! 👏🏼
26 de junho de 2025 -
Muito obrigado pelo seu comentário, Rosângela. Você tem toda razão. Por isso, com os artigos aqui no blog, a intenção é auxiliar cada vez mais pessoas! Compartilhe esse texto com seus amigos e amigas!